data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN) divulgou as primeiras informações sobre o vestibular de verão. A principal mudança diz respeito à prova. Diferentemente de anos anteriores, os candidatos poderão escolher um curso de graduação, fazer a redação e garantir a vaga, de forma gratuita. Somente o candidato que optar pelo curso de Medicina terá de pagar R$ 160 e realizar a prova com 50 questões de múltipla escolha e a redação. As inscrições começam em 14 de setembro, data da Mostra das Profissões da UFN.
UFN abre inscrições para visitar mostra de profissões
Para o vestibular de verão, vão ser ofertadas vagas em 30 cursos de graduação em quatro áreas do conhecimento: saúde, humanas, sociais e tecnológicas. Além disso, o estudante pode optar por um curso em EaD, para graduação em Gestão Tecnológica ou Pedagogia.
UFSM tem 960 vagas para o Colégio Politécnico e Ctism
Os candidatos ainda poderão ingressar na UFN com a nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 a 2018.
A reitora da UFN, Iraní Rupolo, destacou que o fim da taxa de inscrição - com exceção da Medicina - é fruto de uma mudança social. O candidato também poderá utilizar a nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 a 2018. As provas de redação e de múltipla escolha serão aplicadas em 18 de novembro. A divulgação dos aprovados será em 22 de novembro.
Outra novidade do concurso, é que os candidatos que não forem aprovados em primeira chamada irão compor uma lista de suplência e poderão participar da chamada oral, a ser realizada no dia 28 de novembro. A ideia, conforme a organização do vestibular, é agilizar os processos de inscrição, ampliando e democratizando as formas de ingresso.
* Com informações da assessoria de comunicação da UFN